CHCTPLA celebra reconhecimento histórico após sanção de lei que fortalece o patrimônio indígena em Apodi
A ALRN aprovou e a governadora sancionou a lei que reconhece e fortalece o CHCTPLA, fundação patrona do Museu do Índio Luiza Cantofa. A conquista é resultado da luta da cacica Lúcia Paiacu Tabajara e conta com apoio da ProTurismoRN.
O Centro Histórico e Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA) comemora uma conquista significativa para a preservação da memória e da identidade indígena do Rio Grande do Norte. Foi sancionada pela governadora a lei, de autoria do deputado Luiz Eduardo — presidente da Frente Parlamentar do Turismo do RN — que reconhece e fortalece institucionalmente o papel do CHCTPLA, fundação que atua como patrona e apoiadora do Museu do Índio Luiza Cantofa, localizado em Apodi.
Tanto o CHCTPLA quanto o Museu representam décadas de luta e resistência lideradas por sua presidenta, cacica Lúcia Paiacu Tabajara, que tem dedicado sua trajetória à retomada indígena, à preservação cultural e à valorização dos povos Tapuias Paiacus no Oeste Potiguar.
A ProTurismoRN, que acompanha e apoia iniciativas voltadas ao desenvolvimento cultural e turístico do Estado, destacou o orgulho em participar deste marco histórico, reconhecendo a relevância do museu e da fundação para o fortalecimento da cultura indígena e para o turismo sustentável no RN.
A sanção da lei reforça o compromisso do Estado com a proteção do patrimônio cultural indígena e fortalece a atuação do CHCTPLA como referência para estudos, ações educativas e preservação das tradições ancestrais.